Na Madeira as vinhas cultivam-se em socalcos, denominados "poios", que se estendem pelas encostas até á beira mar, principalmente, no lado Sul da ilha. As regiões mais favoráveis para a sua plantação são: o Campanário, a Ponta do Sol, Câmara de Lobos e o Estreito de Câmara de Lobos.
Afamado Vinho da Madeira espalhou-se por todo o mundo e, este, era, particularmente, apreciado nas cortes europeias mais requintadas. Uma das personagens de Shakespear, na obra "Henrique IV"-Falstaff, foi acusado de trocar a sua alma por uma perna de frango e um cálice de "Madeira".

O vinho que era embarcado na Madeira, rumo ao oriente, quando não era vendido, na sua totalidade, regressava ao Funchal para devolução. Descobriu-se, nessa altura, que, esse vinho, possuía uma qualidade muito superior ao que ficava na Ilha e começou-se a comercializa-lo a um “preço de ouro” . Era o "Vinho de Volta ou de Roda da Índia".
Esta descoberta teve influência no processo de fabrico do Vinho Madeira. O "Madeira" é um vinho licoroso, com uma graduação alcoólica compreendida entre 18 e 20, e divide-se em diferentes tipos: seco, meio seco, doce e meio doce.
Alguns nomes de vinhos estão ligados às castas donde provêm. O Sercial é seco, leve de cor clara e suavemente perfumado.
O Malvasia é muito doce, incorporado, de cor clara e com acentuado perfume.
O Verdelho e o Boal são intermédios entre aqueles, aproximando-se o Verdelho mais do Sercial e o Boal do Malvasia.
O Vinho Madeira está sujeito a um rigoroso controlo de qualidade. A entidade responsável por a certificação é o Instituto do Vinho da Madeira. O vinho exportado e vendido na Ilha, é acompanhado de um certificado apropriado, emitido pelo Instituto do Vinho da Madeira, e são, obrigatoriamente, colocados selos em todas as garrafas. O Instituto do Vinho da Madeira possui um laboratório e Câmara de provadores com objetivo de assegurar a qualidade e genuinidade dos vinhos.

 

 

Localização:
Rua 5 de Outubro nº78
9000-079 Funchal

Contactos:
Telefone: 291 204 600
Fax: 291 228 685
E-mail:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas
Entrada Livre